terça-feira, 13 de abril de 2010

Pausa para uma reflexão...


Na semana passada participei de um Workshop, na Faculdade Cásper Líbero, sobre projeto de mestrado e o papel do pesquisador.

O que mais me chamou atenção e me levou a refletir, foi que antes de entrar no tema em si, o Professor Dr. José Eugênio falou de Projeto de Vida. Já parou para pensar nas dimensões dos homens e mulheres? Ele pediu que pensássemos em uma pizza (confesso que foi difícil pensar sem salivar às 20h40) e dividi-la em 8 pedaços. Ficaria assim:

- Homo somaticus (bios, vida, corpo)
- Homo sapiens (racionalidade)
- Homo demens (loucura)
- Homo simbolicus (símbolos)
- Homo religious (religiosidade)
- Homo ludens (lúdico)
- Homo Faber (trabalho)
- Homo economicus (economia)

A vida sempre será desequilibrada , porque acabamos focando em um pedaço ou outro. Porém, devemos sempre buscar o equilíbrio, mesmo que haja um dos elementos em crise.

A sociedade premia quem é faber, quem se dedica muito ao trabalho é recompensado de alguma maneira, por exemplo: destaque do mês no Mc Donald´s ou um programa de incentivo a vendas nas empresas. Isso acontece porque a sociedade nos organiza de forma racional, sendo assim o correto é trabalhar muito para trazer mais resultado e ser recompensado por isso.

Acabamos sempre por escolher um pedaço por um determinado período da vida. Isso acontece porque com as nossas experiências do dia a dia acabamos mudando e as nossas mudanças nos levam as novas escolhas, novas prioridades e com isso, mudamos os focos também. Das nossas escolhas, sempre saem algumas renúncias que impactam na rearticulação dos nossos projetos de vida.

Enfim, depois dessa reflexão ficou mais fácil falar sobre mestrado, sobre pesquisa. Eu queria fazer um mestrado, mas não sabia em que... e na verdade a paixão por um tema que leva ao interesse a pesquisa e não vice versa. Eu estava apenas sendo uma homo sapiens, quando talvez deveria ser mais demens.

3 comentários:

  1. Obrigado por compartilhar sua experiência de vida através da frase: "Eu queria fazer um mestrado, mas não sabia em que... e na verdade a paixão por um tema que leva ao interesse a pesquisa e não vice versa. Eu estava apenas sendo uma homo sapiens, quando talvez deveria ser mais demens.". Abraço. J. Eugenio

    ResponderExcluir
  2. Tati,
    Adorei esta palestra também, foi bastante útil para mim. Sem falar no professor Eugenio que é uma graça!
    Bjos
    Thais

    ResponderExcluir
  3. E o homo internetus? Também podemos classificar o home dois ponto zerus.

    Interessante essa abordagem das diferentes evoluções do homem.

    MATEUS

    ResponderExcluir