quarta-feira, 21 de abril de 2010

A estratégia alinhada as mídias sociais.

Hoje o convidado do :: IDEIAS COMPARTILHADAS:: é o Ricardo Moreira Leite, jornalista que atualmente coordena a conta da Telefônica em redes sociais na Máquina Web, unidade de negócio do grupo Máquina. Segundo o Ricardo, "estamos vivendo uma revolução na comunicação. Desde meados de 2006, quando as redes sociais ganharam força como ferramenta de comunicação, falar de estratégia para se comunicar com esse público tornou-se algo comum.

Hoje em dia, o que mais se vê são profissionais das mais diversas formações se clamando de "especialistas em redes sociais" ou "estrategistas em comunicação pela web". O problema é que por trás da maioria desses especialistas em redes sociais, não há qualquer capacitação ou estratégia definida.

Engana-se quem pensa que montar uma estratégia em redes sociais é criar um twitter e caçar seguidores. Pensar em uma estratégia web é pensar como um todo. É mergulhar no planejamento estratégico da empresa e pensar em que o relacionamento na web irá acrescentar em termos de valor à marca.

Por isso, é fundamental que, antes de criar um perfil em rede social, se faça um estudo do objetivo e do cenário e que trace uma estratégia correta a partir disso. A web não tem segredos , e justamente por isso, exige um bom planejamento.

Portanto, antes de colocar sua empresa na web, lembre-se sempre do verbo PLANEJAR"

Aproveitando as dicas do Ricardo, acrescento a matéria que saiu na Revista EXAME, edição 966 (abril -2010) sobre Seleção 2.0. Com planejamento bem feito e alinhado a estratégia algumas empresas estão conseguindo inovar até em seus processos seletivos.

O exemplo na matéria é o Santander que "criou uma nova forma de seleção de jovens que substituirá o tradicional programa de trainees, extinto em 2009." Trata-se de um portal para orientação de carreira batizado de Caminhos e Escolhas, que deve ser lançado ainda neste mês." . A ideia é monitorar os jovens e convidar os mais promissores .

Apesar de a Unilever e a Natura já terem inovado neste setor em 2009, eu acho que este é mais um case em que houve planejamento, ousadia e que tende a trazer bons resultados devido ao alinhamento a estratégia. Chega de profissionais se moldando aos valores das empresas em entrevistas, nas redes sociais, não tem como disfarçar o tempo todo.

Obrigada, Ricardo, por compartilhar um pouco de suas ideias e experiência. Quem quiser contactá-lo o e-mail é: ricardocmleite@gmail.com .

Um comentário:

  1. Legal o texto!!!

    Pessoal, outro texto bacana para ler:
    http://www.fsb.com.br/blog/comunicacao_digital/fsb-comunicacoes-uma-questao-de-relacionamento/

    E um PPT bacana tbm:
    http://www.fsb.com.br/blog/redes_sociais/fsb-comunicacoes-o-poder-das-midias-sociais/

    Abraços para todos!

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