sábado, 20 de março de 2010

O que significa inovação digital.

Na última quinta-feira, 18 de março, participei do fórum “ A Bordo da Web 2.0 Corporativa”. Primeiro quero parabenizar as organizadoras deste fórum que são do blog A Bordo da Comunicação e conseguiram reunir 105 pessoas para discutirem este assunto tão presente no nosso cotidiano.

A escolha dos temas e dos palestrantes foi incrível:

- Migração da IBM para uma comunicação colaborativa.
Palestrante: Mauro Segura

- Blogs Corporativos.
Palestrante: Carolina Terra

- E-commerce.
Palestrante: Lígia Dutra

- Divulgação da marca na WEB - Como inovar?
Palestrante: Gil Giardelli

Em uma tarde eu aprendi muito e quero compartilhar um pouco do que vi com vocês.

O primeiro palestrante foi o Gil Giardele (no twitter: @gilgiardelli ) que falou sobre o que significa inovação digital. Você sabe? É:

- a compra de um computador a cada 3 segundos no mundo;

- a participação de índios na Campus Party e a criação do site indiosonline.com.br para discussão de 70 etnias indígenas;

- 1% das pessoas produzindo conteúdo, 4% replicando e 95% das pessoas apenas observando o que é falado. (*fiquei chocada com essa informação. Pessoal, vamos produzir conteúdo, isso é importante!) “ As pessoas lêem, porque um dia desejam escrever” / “Quando mais se dá, mais se recebe, ou seja se eu compartilho, eu não fico sem!”

- seguir pessoas;

- a intervenção na eleição da Maldávia por Twitter e Facebook;

- o Mano Menezes ter 1.358.735 seguidores no twitter enquanto o Fora Sarney tem 13.037;

- a Rainha da Inglaterra ter um canal real no Youtube;

- a sociedade vigiada, individualizada, imediatista;

- ter uma empresa como ebay que tem como missão “ensinar 150 mihões de pessoas que elas podem acreditar em estranhos”; (*tem gente que bloqueia os posts do twitter, porque tem muita gente desconhecida seguindo.)

- ler jornais, revistas, twitters e blogs;

- sermos coletivos;

- o prazo de validade dos diplomas, (*temos sempre que renovar os conhecimentos);

- arte da descentralização (democratização);

- a troca do ROI (retorno sob o investimento) para o ROA (retorno sob a atenção)

- são os 4 C´s da internet: Conteúdo, Colaboração, Comunidade e Comércio.

Isso são só alguns exemplos do que é a inovação digital. “Hoje o que manda é conteúdo e não mais a forma e o meio que ele é transmitido.” “ No século passado, 1 pessoa atingia 7 ao compatilhar, hoje uma pessoa é capaz de atingir 1.700, ou seja você é o que compartilha”.

Se há algo novo? Tudo novo:

- Novo poder;

- Nova força de trabalho;

- Novos pensamentos;

- Nova competição;

- Novos modelos de negócios;

- Novo estilo de vida;

- Novas possibilidades;

- Novas audiências;

- Novos mercados.

Por que a internet deu tão certo?
Porque trouxe aquilo que a realidade já não conseguia oferecer: tempo, espaço e autonomia.

E pra finalizar, deixo mais duas citações do Gil “ Somos agentes de mudanças”, “Façam projetos que pode acabar em meses ou durar anos. O importante é inovar”.

> Quem quiser ver a apresentação do Gil está em http://www.slideshare.net/gilgiardelli

4 comentários:

  1. Really nice blog com dom idéias interessantes. No meu blog eu também apresenta um monte de coisas boas. Por exemplo, a Sarah Connor Parfüm para mulheres com gostos mais exigentes.

    ResponderExcluir
  2. Tati, adorei que vc tenha feito a cobertura do evento no seu blog.
    Obrigada por tudo.

    Favoritei o seu blog, agora vou acompanhar sempre.

    Abs.
    Belle Silva
    @blogabordo

    ResponderExcluir
  3. Pra quem não pode ir, mas pode ler este texto é muito boa a visão da palestra. Inovação mesmo.

    Parabéns pra ti que faz parte dos 1% que produzem conteúdo.

    MATEUS

    ResponderExcluir
  4. Ai que orgulho de Tatizinha!!! Adorei o post e o blog que não conhecia!

    Beijos
    Pri Hygino

    ResponderExcluir