terça-feira, 16 de março de 2010

Repensar a Comunicação

Depois de ler o artigo do Kanitz, me convenci ainda mais de que o processo da comunicação precisa ser repensado. A maioria das pessoas tem a certeza de que sabem se comunicar, mas a comunicação é um ato complexo, que exige bastante de nós.

“ A comunicação parece tão natural, não há nada a ser dito a seu respeito. E no entanto, tanto seu êxito, como o seu recomeço não são fáceis.” (WOLTON, 2006)

Na aula de Comunicação Interna da Cláudia, da Klaumon Forma, ela disse uma frase que adotei: “Não estamos em uma era de mudanças, mas em uma mudança de era”. São novos cenários, o impacto das novas tecnologias nas organizações é cada vez maior e cria as virtualizações das relações, do falar e do ouvir.

Muitos profissionais da área estão aprendendo agora que informar é diferente de comunicar. Comunicar implica participação, interação, diálogo...

Como a comunicação depende da interação, assim como a cultura, cada organização terá a sua forma de comunicar, é única. Ninguém faz comunicação, é preciso um processo constante de ouvir, olhar, perceber e sentir... Pensar e planejar.

Ninguém disse que seria fácil, mas repensar é preciso. Assim, quem sabe um dia a comunicação possa ser um acontecimento, um encontro bom com final feliz?

Um comentário: