segunda-feira, 22 de março de 2010

A importância da comunicação digital.

Dando continuidade as palestras do Fórum “ A Bordo da Web 2.0 Corporativa, a segunda palestrante foi a Carol Terra (no twitter: @carolterra) - a apresentação dela está disponível pelo link: http://migre.me/qtw6 .

O que vale destacar desta apresentação é o trabalho que as organizações vem fazendo, para se fortalecer e ter respostas em frente aos consumidores. A Carol apresentou vários cases de mídias sociais que mostram que não dá pra ignorar que “alguém está falando mal da sua empresa neste momento”. E isso não significa que as empresas devem se pronunciar sempre, pois cada caso depende do impacto que aquela ação pode causar, mas é importântíssimo que você saiba o que estão falando.

A Carol também entrou no assunto “Blogs Corporativos” e destaco a ênfase de que blog deve ser um veículo opinativo, pois caso contrário se torna um site, uma newsletter, tudo, menos um blog. O blog deve seguir a mesma linha dos demais veículos das empresas e o objetivo é criar redes e pessoas publicando ideias afins, por isso que deve ter a interatividade.

E para falar da comunicação colaborativa, Mauro Segura, da IBM, contou um pouco do cenário e transformação da empresa em que trabalha, a transformação da Comunicação e como a IBM entrou neste mundo da comunicação colaborativa e Redes Sociais.

Hoje formar profissionais é mais importante do que informá-los. O conteúdo vem das massas, os profissionais tem que entender a estratégia da empresa e ficar próximo ao RH. Quando um funcionário entende a estratégia, porque ele está ali e o que ele faz para impactar o negócio, fica mais fácil atingir os objetivos.

Sendo assim, Mauro trata os 5 C´s dentro da empresa: Conhecimento, Comunidades, Colaboração, Caos e Cultura.

Mauro é bem realista ao dizer que qualquer ambiente colaborativo fere as empresas que querem controlar, porém, as empresas só controlam o que elas enxergam. A real comunicação está no cafezinho, nos corredores...

E para fechar a tarde, a palestrante Lígia Dutra falou sobre a byMK, uma empresa de moda em que os usuários podem criar looks de acordo com as peças disponíveis por empresas parceiras. Quer um exemplo? A MOB deixou esse serviço disponível na loja da Oscar Freire, quem passava na loja tinha todas as peças disponíveis virtualmente e podia montar um look, esse look ficava disponível no site da byMK e quem quisesse poderia adquirir o look completo. Uma inovação no mundo da moda. E ela nos ensina: “ a grande diferença entre uma grande idéia e inovação, é que a inovação se paga”.

Parabéns mais uma vez as meninas que organizaram o evento. Foi show!!

Um comentário:

  1. "A grande diferença entre uma grande idéia e inovação, é que a inovação se paga”. Se fala isso para distuinguir invenção de inovação. A inovação, ao contrário, é algo 'aceito' pelo mercado.

    Parabéns pela cobetura completa do evento.

    MATEUS

    ResponderExcluir