domingo, 27 de junho de 2010

A importância da marca para fidelização do cliente.


Antigamente a comunicação era passada por um emissor para um receptor. Hoje, na era digital, a comunicação mudou , são muitos emissores gerando conteúdo para receptores que se tornam também emissores.

Em 2007 meu trabalho de conclusão de curso foi para o HCor - Hospital do Coração e foi começando por ele e depois trabalhando na instituição, que pude ver na prática a importância da marca para fidelização do cliente.

O HCor é classificado pelo Ministério da Saúde como um hospital de excelência (junto ao Einstein, Sírio, Oswaldo Cruz e Samaritano), é uma instituição filantrópica com foco em cardiologia e medicina esportiva, mas apesar do foco, é um hospital geral- que atende todas as áreas da saúde.

Depois de fazermos uma pesquisa com 196 pessoas da Av. Paulista, chegamos a conclusão de que o HCor era confundido com o InCor e não é pra menos, além da semelhança do nome, há uma semelhança na localização: um no começo e outro no final da Av. Paulista. Porém a grande diferença está em que o InCor é ligado ao Hospital das Clínicas e em sua grande maioria é público, além de atender apenas cardiologia e o HCor é um hospital privado e geral.

Como fazer para diferenciá-los?? Não tenho dúvidas de que a resposta é COMUNICAR. A proposta foi a de fortalecer a construção da reputação do HCor e claro que para isso, era preciso definir o posicionamento da organização (identidade), aumentar a percepção dos públicos (imagem) e assim criar uma reputação. Além disso, é preciso manter-se forte perante os públicos de interesse e concorrentes agregando valor a sua marca e imagem.

As ações do HCor foram diversas, destaco aqui os programas de rádio vinculados na CBN três vezes por dia dando dicas de saúde, ações em corridas de rua (algumas delas era televisionadas pela Globo, o que aumenta a visibilidade da marca), artigos em Revistas de Bordo (mostram os serviços do hospital por meio de informativos) e a maior delas que foi a participação no BBB9.

Não vou entrar no detalhe das ações agora, mas o que quero mostrar é a importância da Comunicação para diferenciar uma marca e assim, fidelizar clientes. Aqui envolve a Publicidade, o Marketing e claro, as Relações Públicas- que deve cuidar da imagem da empresa e claro, participar do planejamento disso tudo.

Infelizmente não tenho os resultados quantitativos para mostrar este retorno, mas o trabalho com a marca continua e acredito que em breve este será um grande case de sucesso em comunicação.

Não faço mais parte do time, mas desejo sucesso a todos na continuação deste trabalho.

2 comentários:

  1. Tati,
    Parabéns pelo post e pela participação no projeto, que parece ser bem legal e orientado para resultados.
    Sucesso!
    Beijo

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  2. Tati, sempre vejo seus posts.... tenho aprendido bastante! Valeu pelas dicas e pela elucidação do seu texto.

    Sucesso. Beijos,

    Jassa

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