segunda-feira, 21 de junho de 2010

RP – opções infinitas!



Cada dia eu descubro mais um pedacinho do universo das Relações Públicas e vejo o quanto é infinito, o quanto posso conhecê-lo ainda mais. Quando entrei na faculdade imaginava aquela profissão que trabalha com eventos e motiva o público interno e só pensava neste trabalho aplicado a grandes empresas. Hoje vejo uma grande oportunidade de atuação da área em empresas que jamais imaginei como hospitais, escritório de advocacia, escolas e milhares de outras oportunidades.

Eu trabalhei na Pizza Hut em Marketing, trabalhei na LVBA com assessoria de imprensa, trabalhei no Wal-Mart com eventos e trabalhei em dois HOSPITAIS. Poucos imaginam que um hospital pode ter um bom trabalho de comunicação e mais que isso, um amplo trabalho de RP a ser feito. Hoje eu quero contar pra vocês um pouquinho desta minha experiência no Hospital Samaritano e no HCor – Hospital do Coração.

Os hospitais tem algumas características peculiares: pacientes são públicos internos e externos, vendem um serviço intangível e mexem com um bem precioso que é a saúde dos pacientes. Sendo assim o objetivo de um hospital é satisfazer as necessidades de um cliente e mantê-lo (vendendo saúde e não só curando doença).

E qual o papel do RP nisso tudo? A Associação Brasileira de Relações Públicas propôs em 1955 o seguinte conceito para a profissão: "Relações Públicas é a atividade e o esforço deliberado, planejado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos de pessoas a que esteja, direta ou indiretamente, ligada". Sendo assim, o papel das RP é identificar quem são os públicos de interesse ( médicos, pacientes, funcionários, estudantes de medicina, etc) e conseguir trabalhar a identidade, imagem e reputação desta instituição, zelando por sua marca.

Um case interessante que mostrarei no próximo post é do HCor – Hospital do Coração que tem a sua imagem percebida confundida com o InCor – Instituto do Coração. Só um bom trabalho de Comunicação e RP é capaz de contornar uma situação como esta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário