quarta-feira, 26 de maio de 2010

Formação versus atuação.

Há um tempo venho refletindo sobre a relação entre a formação acadêmica e atuação no mercado.

Pra mim sempre foram coisas completamente correlatas e quem não atuava dentro da sua área de formação estava errado, roubando vaga de outros.

Com a experiência aprendi que não é bem assim. Existem muitos engenheiros trabalhando na área administrativa que estão se mostrando muito competentes em sua atuação, turismólogos na área de eventos ou marketing, administradores em comunicação, fonoaudiólogos no comercial entre tantos outros. O importante é entendermos que se eles estão ocupando tal cargo é porque alguém enxergou neles um motivo e eles permanecem ali porque mostraram resultados.

Na última semana recebi e-mails de alunos de RP que me perguntam se eu consigo aplicar na prática aquilo que vi na faculdade e qual a importância disso. A resposta é que sim, eu consigo aplicar na prática muita coisa do que aprendi na teoria.
Apesar de eu ter perdido um pouco do preconceito de quem não é formado em tal profissão pode atuar naquilo, eu continuo achando que a formação acadêmica é importantíssima para atuação no mercado de trabalho, pois te dá base e direcionamento.

Uma coisa curiosa que percebi também há pouco tempo, é que as áreas tendem a caminhar de acordo com a visão do gestor, por exemplo, tive uma gestora RP que dava total importância para a Comunicação Interna, já meu gestor de Marketing focava muito mais a Publicidade e a Propaganda e em segundo plano, o público interno. Porém, tive a oportunidade de conhecer gestores formados em sistemas que conseguem ter uma visão muito mais ampla e entender a importância de ambas as áreas - Marketing e Comunicação -.

Chego a conclusão que o importante é a competência, cada vez mais vamos nos descobrindo ao longo do caminho e o importante é ser feliz.

2 comentários:

  1. Bem legal o post, Tati!
    Acho que cada um tem que se esforçar pra fazer o que gosta, e se a formação não foi aquela, que faça algum curso para ter um mínimo de teoria, que é importante às vezes, como vc disse.
    Também acho que quem reclama que não tem vaga porque uma pessoa de outra área pegou a sua, teria que refletir e ver por que não foi ela a escolhida, já que tem formação naquela área.
    Parabéns pelo blog e pelos posts sempre interessantes!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. A essência do bem viver é sempre procurar ser feliz. E a felicidade está presente em vários caminhos. Quando percebemos isso, as coisas começam a fluir.
    Parabéns pelo seu "preciso" post.

    ResponderExcluir