quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Você conhece a Geração C ?

Há um tempo a Geração Y está em foco. Em 2008 a Revista Exame definiu os profissionais nascidos após 1980 como impacientes, infiéis e insubordinados.
Assistindo ao programa “Happy Hour”, apresentado pela Astrid, no canal GNT, ouvi sobre a nova geração que vem vindo aí, é a Geração “C” e resolvi entender mais sobre eles. O "C" a princípio é para Conteúdo (Content em Inglês), mas também é a Geração Conectada ou da Conectividade.
Fiquei um pouco intrigada com esta definição, pois pra mim, a Geração Y é uma geração de conteúdo e mais que isso, é uma geração da internet. O que as difere então?
A Geração Y, apesar da televisão, teve uma infância longe da conectividade e fez parte de “novidades” como o videocassete (que veio em larga escala pro Brasil em 1983), disco de vinil, fita cassete... e só na adolescência conheceram os termos “internet” e “online”. Já a Geração C presencia a realidade dos computadores desde que nasceram, eles foram os primeiros que nasceram sob a onipresença do computador e da internet.
Sem dúvidas esta geração já está impactando a sociedade, em seus relacionamentos e hábitos de consumo. O celular tem internet ilimitada, já existem notebooks, netbooks, variações dos computadores e até o recém lançado computador celular (iPad).
Se você já teve uma conversa com seu amigo, em que no meio do papo vocês esqueceram o nome do personagem daquele ator no filme X de mil novecentos e bolinha e tiveram que esperar a memória ajudar, você certamente não faz parte da Geração C. Eles tem todas as respostas em suas mãos ou bolsos, com o Mestre Google. E é isso que difere as pessoas nascidas antes da internet e depois da internet.
Porém, o Conteúdo não está apenas na facilidade de acesso as respostas. Essa geração tem uma grande facilidade de produzir e veicular seu próprio conteúdo (blogs, twitter, Youtube...) e é um dos motivos da criação deste blog (co.mun.gar v.int. 1.Tomar a comunhão (2). T.i. 2. Fig. Pertencer a grupo que tem as mesmas ideias 3. Tomar parte em 4. Comunicar-se t.d.i e bit.t 5.Ter em comum (com) alguém; compartilhar.).
A geração C coloca em dúvida até o termo “offline”, pois ganham celulares desde pequenos, ficam no MSN nas horas vagas e estão sempre conectados nas diversas redes sociais.

Bom, acabo por concluir que a diferença entre a geração C e Y é o tempo em que demoraram para se conectar, pois de resto, são iguais. Agora fica a dúvida: o que mais vem por aí? Será que as gerações vão completar o alfabeto?

2 comentários:

  1. Cheguei no seu blog através do Twitter e gostei do que li. Quanto às gerações que estão surgindo, tenho um blog exatamente sobre isso. O nome? Geração Beta. ;)
    Dê uma olhada, podemos começar um diálogo.
    www.geracaobeta.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. No Meio&Mensagem da semana passada saiu um artigo com o mesmo título deste seu post. Você viu? Lá a Geração C é outra: a parte classe C (sócio-econômica) da Geração Y.

    Curioso :-)

    Muito bacana seu blog!

    ResponderExcluir