Na última quinta-feira, 18 de março, participei do fórum “ A Bordo da Web 2.0 Corporativa”. Primeiro quero parabenizar as organizadoras deste fórum que são do blog A Bordo da Comunicação e conseguiram reunir 105 pessoas para discutirem este assunto tão presente no nosso cotidiano.
A escolha dos temas e dos palestrantes foi incrível:
- Migração da IBM para uma comunicação colaborativa.
Palestrante: Mauro Segura
- Blogs Corporativos.
Palestrante: Carolina Terra
- E-commerce.
Palestrante: Lígia Dutra
- Divulgação da marca na WEB - Como inovar?
Palestrante: Gil Giardelli
Em uma tarde eu aprendi muito e quero compartilhar um pouco do que vi com vocês.
O primeiro palestrante foi o Gil Giardele (no twitter: @gilgiardelli ) que falou sobre o que significa inovação digital. Você sabe? É:
- a compra de um computador a cada 3 segundos no mundo;
- a participação de índios na Campus Party e a criação do site indiosonline.com.br para discussão de 70 etnias indígenas;
- 1% das pessoas produzindo conteúdo, 4% replicando e 95% das pessoas apenas observando o que é falado. (*fiquei chocada com essa informação. Pessoal, vamos produzir conteúdo, isso é importante!) “ As pessoas lêem, porque um dia desejam escrever” / “Quando mais se dá, mais se recebe, ou seja se eu compartilho, eu não fico sem!”
- seguir pessoas;
- a intervenção na eleição da Maldávia por Twitter e Facebook;
- o Mano Menezes ter 1.358.735 seguidores no twitter enquanto o Fora Sarney tem 13.037;
- a Rainha da Inglaterra ter um canal real no Youtube;
- a sociedade vigiada, individualizada, imediatista;
- ter uma empresa como ebay que tem como missão “ensinar 150 mihões de pessoas que elas podem acreditar em estranhos”; (*tem gente que bloqueia os posts do twitter, porque tem muita gente desconhecida seguindo.)
- ler jornais, revistas, twitters e blogs;
- sermos coletivos;
- o prazo de validade dos diplomas, (*temos sempre que renovar os conhecimentos);
- arte da descentralização (democratização);
- a troca do ROI (retorno sob o investimento) para o ROA (retorno sob a atenção)
- são os 4 C´s da internet: Conteúdo, Colaboração, Comunidade e Comércio.
Isso são só alguns exemplos do que é a inovação digital. “Hoje o que manda é conteúdo e não mais a forma e o meio que ele é transmitido.” “ No século passado, 1 pessoa atingia 7 ao compatilhar, hoje uma pessoa é capaz de atingir 1.700, ou seja você é o que compartilha”.
Se há algo novo? Tudo novo:
- Novo poder;
- Nova força de trabalho;
- Novos pensamentos;
- Nova competição;
- Novos modelos de negócios;
- Novo estilo de vida;
- Novas possibilidades;
- Novas audiências;
- Novos mercados.
Por que a internet deu tão certo?
Porque trouxe aquilo que a realidade já não conseguia oferecer: tempo, espaço e autonomia.
E pra finalizar, deixo mais duas citações do Gil “ Somos agentes de mudanças”, “Façam projetos que pode acabar em meses ou durar anos. O importante é inovar”.
> Quem quiser ver a apresentação do Gil está em http://www.slideshare.net/gilgiardelli
sábado, 20 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Really nice blog com dom idéias interessantes. No meu blog eu também apresenta um monte de coisas boas. Por exemplo, a Sarah Connor Parfüm para mulheres com gostos mais exigentes.
ResponderExcluirTati, adorei que vc tenha feito a cobertura do evento no seu blog.
ResponderExcluirObrigada por tudo.
Favoritei o seu blog, agora vou acompanhar sempre.
Abs.
Belle Silva
@blogabordo
Pra quem não pode ir, mas pode ler este texto é muito boa a visão da palestra. Inovação mesmo.
ResponderExcluirParabéns pra ti que faz parte dos 1% que produzem conteúdo.
MATEUS
Ai que orgulho de Tatizinha!!! Adorei o post e o blog que não conhecia!
ResponderExcluirBeijos
Pri Hygino