
Posso afirmar com certeza que um dos maiores desafios da comunicação é o alinhamento de expectativas. Isso acontece dentro e fora das organizações e porque não falar até na vida pessoal?
Não sei se todos viram, mas no twitter, blogs e sites foi anunciado que a meterologia previa uma chuva de twix no domingo, 30 de maio, na Avenida Paulista. Li tanto sobre o assunto que até que fiquei com vontade de aparecer por lá. As dicas eram as mais legais, indicavam até que as pessoas levassem guarda-chuva para poder garantir seus chocolates.
Eu - como acredito que milhares de outras pessoas - imaginei que um helicoptero sobrevoaria a Avenida Paulista e jogaria Twix na cabeça de todo mundo. Imaginei uma SUPERação. O problema é que por falta de alinhamento de expectativas, a agência que programou a ação não apostou tanto na ideia quanto nós, consumidores e com isso, o resultado meterológico foi uma Tempestade de Críticas contra a ação do Twix na segunda feira.
Pelo o que eu li em depoimentos de pessoas que compareceram ao evento a frustração começou com a restrição de acesso ao local (compareceu muito mais gente do que eles esperavam) e a chuva de twix teve mais papel picado sendo jogado do que chocolate propriamente dito. A agência escreve em carta que a repercursão foi devido a alta expectativa e eu me pergunto: com tanta divulgação, que expectativa eles tinham? Será que não foram eles que criaram tudo isso?
E por pura falta de comunicação a ação que tinha tudo para ser ótima acabou sendo negativa, arranhou a imagem da empresa e agora o contorno terá um investimento muito maior do que o da ação.